Na RMC, desenvolvemos mármores compactos inovadores e ecologicamente sustentáveis que contribuem para o conforto e o futuro da arquitetura e da construção.
Desde 2015, temos vindo a optimizar os processos com vista a reduzir o impacto da produção e dos produtos no ambiente.
No sector da construção é cada vez mais relevante a transparência da informação relacionada com processos de produção bem como a preferência por aplicação de produtos de origem e fim de vida sustentável.
De casas a hotéis, restaurantes e bibliotecas, de museus a escritórios, os nossos produtos são adequados para qualquer projeto residencial ou comercial, oferecendo conforto e desempenho excepcionais.
Os nossos produtos são desenvolvidos com base numa perspetiva de aproveitamento de matérias excedentes de outras linhas de produção.
Vindos na sua grande maioria da exploração pedreira, que desvaloriza blocos mais pequenos ou com formatos irregulares, a RMC tira partido da riqueza desses materiais e, com recurso à engenharia, valoriza-os através da sua transformação.
Privilegiamos a aquisição de matérias-primas de proximidade geográfica - maioritariamente provenientes de Portugal e Espanha.
Desta forma valorizamos o património natural da península Ibérica e contribuímos para a redução dos efeitos associados ao transporte de longa distância através da redução das emissões de dióxido de carbono.
Nas nossas instalações, temos uma estação que realiza o tratamento da água. Nessa estação, a água proveniente de toda a linha de produção passa por tratamento físico, químico e por decantação.
Esta água, depois de tratada, é novamente introduzida (97%) no processo, tratando-se de um ciclo de reutilização interna relevante que reduz o consumo, valorizando este bem essencial.
Garantimos que o fornecimento de energia nas nossasinstalações é proveniente de fontes renováveis - Eólica e Solar - reduzindo a emissão de gases de efeito estufa que são prejudiciais para os seres vivos.
Todos os resíduos da RMC são encaminhados para entidades licenciadas após a devida separação e caracterização por tipologia. Assim, garantimos que é feita a devida reutilização, reciclagem e encaminhamento dentro das regulamentações em vigor.
Dos resíduos industriais gerados durante o processode produção, 99% têm como destino a reciclagem.
Este processo é garantido encaminhando os resíduos para operadores de gestão de resíduos, devidamente licenciados para cada respectiva tipologia.
Relativamente ao produto acabado temos indicadores das emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC) que estão de acordo com os requisitos da certificação Greenguard e Greenguard Gold, que revelam que as emissões COV são extremamente baixas após a instalação do material em habitações, escolas e hospitais por exemplo.
O material RMC foi testado quanto às emissões destas substâncias e obteve certificações nos anos 2018, 2019 e 2020. Atualmente estamos a realizar novos testes para que nos seja possível renovar estas certificações.
Acompanhando a crescente procura por materiais de construção sustentáveis, o nosso departamento interno de I&D tem projetos em curso que se concentram no desenvolvimento de novos produtos, aplicações e soluções.
Estes projetos são especificamente concebidos para enfrentar desafios, minimizar o impacto ambiental, promover a mudança e trazer valor acrescentado às indústrias da construção e da arquitetura.
Um exemplo concreto destes esforços é a nossa parceria com o Studio8. Nesta colaboração inovadora, estamos a criar novos produtos à base de resíduos de demolição, demonstrando assim o nosso compromisso com a economia circular e a redução do desperdício na indústria da construção.